Como assistir criticamente a um filme

Na Quebrada Festival de Cinema: Como assistir um filme criticamente

Nada melhor do que assistir a um novo filme brasileiro nos finais de semana: de pé a mesa de centro, uma tigela de pipoca no colo e um cobertor cuidadosamente enrolado na cabeça. Mas quando o filme atinge a marca de 10 minutos, você já está cochilando, rolando no Instagram e se distraindo com seu gato. Quando o filme termina, você não consegue se lembrar de uma única coisa que aconteceu, muito menos se lembrar do que está tentando lhe ensinar.

Sim, é possível assistir mal a um filme — passar mais de duas horas de sua vida sem entender a essência do que assistiu. Então, como você fica exatamente imerso em um filme como se fosse um crítico de cinema? Que mudanças você tem que fazer para que você possa entender todo o enredo? Confira essas dicas:

Dê toda a sua atenção

Algumas pessoas não são boas quando se trata de focar no filme que estão assistindo. Ou eles estão distraídos com outra coisa, ou não estão investidos o suficiente para não sentirem a necessidade de se concentrar no que está à sua frente. Se você perguntar o que eles acham do filme, eles nem vão lembrar os nomes dos personagens, os pequenos detalhes sobre o enredo ou mesmo o cenário.

Sempre dê atenção total, pois filmes no Brasil e em outras partes do mundo podem ser complexos. Você pode fazer anotações ou fazer capturas de tela das cenas que mais falam com você. Dessa forma, você tem algo que pode revisar quando a tela ficar preta, ajudando a entender as nuances e a profundidade de um filme.

Questione tudo

Ao contrário da crença popular, você nem sempre precisa concordar com o filme. Nem sempre você precisa compartilhar os mesmos valores com o diretor. Quando você vê algo que é bastante alarmante, então questione. Seja curioso o suficiente para ver os lados de todos os personagens, junto com suas ações e consequências. 

O mesmo vale para os filmes brasileiros de ficção científica, fantasia ou terror. Os eventos do filme são suficientemente realistas? Considere suas próprias experiências e pergunte a si mesmo: Eu reagiria da mesma forma se isso também acontecesse comigo? 

Você pode pensar em outros cenários e pensar em como o filme poderia ter terminado de forma diferente. Mas isso não significa que você tenha que encontrar respostas. Fazer perguntas, por mais complicadas que pareçam, pode ajudá-lo a entender profundamente um filme.

Abrace os elementos de um filme

Você não precisa ser um crítico de cinema, um diretor ou um estudante de cinema para entender e adotar os elementos de um filme. Tudo o que você precisa fazer é prestar atenção às suas emoções durante a sessão de visualização. Observe como os improvisos dos personagens fazem você rir, como os gestos do cavaleiro de armadura brilhante fazem você se apaixonar e como a câmera se move da esquerda para a direita.