Como ser cineasta

Na Quebrada Festival de Cinema: Como ser cineasta

Você já assistiu a um filme que fez você dizer: ‘Algum dia, quero mudar vidas e fazer parte de algo maior do que eu?’ se sim, então esse momento provavelmente deu início ao seu sonho de ser um cineasta. Você começa a dedicar seus dias e noites estudando os maiores diretores da história, fazendo uma análise crítica da Nouvelle Vague francesa e documentando pequenos trechos de sua rotina. 

O caminho para ser um cineasta é extremamente gratificante, mas não é exatamente um passeio no parque. As chances são de que seus envios de filmes não sejam aceitos na primeira tentativa e você receba críticas que o fariam questionar suas habilidades. Além disso, roteiristas e cineastas talentosos estão surgindo a torto e a direito, então como você deve competir?

Não se preocupe. Para começar, aqui estão algumas dicas úteis de como se tornar um grande cineasta no Brasil:

Assista a filmes

Se você realmente quer ter sucesso no campo do cinema, precisa ter paixão e paciência para assistir a muitos filmes. Você precisa assistir a filmes de diferentes gêneros, contextos históricos e temas polêmicos para aprender com eles. Encontre algo que fale com sua alma e desperte seu interesse, eventualmente desenvolvendo seu estilo e processo.

Certifique-se de prestar atenção ao enredo, personagens, cenários e adereços. Dessa forma, você sabe o que torna um determinado personagem crível, ou alguém com quem as pessoas podem simpatizar. Analise como o cenário do filme desempenha um papel significativo em todo o enredo e como isso ajuda os personagens a descobrir suas motivações.

Isso não quer dizer que toda maratona de filmes que você faz deve parecer que você está participando de uma aula de cinema e fazendo anotações. Você também pode assistir a filmes apenas porque quer e, eventualmente, encontrará algo que o inspiraria a fazer algo que você pode chamar de seu.

Defina seu sucesso

Quando você está na esfera criativa, é difícil definir o que é sucesso. É isso que o diferencia de ser advogado, médico ou engenheiro. Depois de passar nos conselhos, obter uma licença e conseguir um emprego em seu campo, você já pode se considerar bem-sucedido de alguma forma. Mas quando você é um cineasta iniciante, como será o sucesso para você? Vem com elogios e reconhecimento? Você só pode se considerar um grande entusiasta do cinema quando seus filmes são exibidos em grandes imagens?

É por isso que você precisa definir o sucesso em seus termos para ajudá-lo a identificar seus objetivos. Embora os conselhos e as histórias de seus diretores favoritos possam ser úteis, você não pode depender totalmente deles. Você tem que saber o que quer alcançar em sua carreira para não desperdiçar seus recursos e energia. Seja sempre fiel a si mesmo. 

Matricule em uma escola de cinema

Embora alguns dos maiores cineastas da história nunca tenham se matriculado em escolas de cinema, obter um diploma de bacharel é uma vantagem para aprender os meandros do processo de filmagem e da indústria. Você aprenderá os aspectos técnicos e criativos que melhorarão significativamente suas habilidades, estilo e imaginação.

Você também terá acesso a equipamentos profissionais como câmeras de última geração, kits de iluminação de três pontos e postes de boom, entre outras coisas. Depois de assistir às aulas, você conhecerá pessoas apaixonadas que querem mudar o cinema para melhor, fazer filmes políticos e escrever roteiros que ganhariam prêmios. 

Mais importante ainda, é aqui que você pode começar a expandir sua rede no Brasil. Dessa forma, você tem maiores chances de lançar seus filmes para o público e conquistar o reconhecimento que sempre sonhou.

Faça um curta-metragem

Quando você trabalha para se tornar um cineasta, isso nem sempre significa que as oportunidades serão entregues a você em uma bandeja de prata. Você tem que começar em algum lugar, não importa quão pequeno. Desenvolva suas habilidades cinematográficas fazendo curtas-metragens usando seu smartphone ou uma câmera acessível com qualidade de primeira. Você não precisa publicá-lo em seu canal do YouTube, compartilhá-lo com seus amigos do Facebook ou enviá-lo como entrada para um festival de cinema. Pense nisso como uma prática para os projetos maiores que você faria no futuro. 

Uma das coisas mais importantes ao fazer curtas-metragens é que os primeiros 30 segundos podem fazer ou quebrar seu projeto. Você tem que prestar atenção extra à cena de abertura porque definiria seu filme e o que você está tentando alcançar. Lembre-se de causar uma boa impressão no seu público!

Abandone a ideia de sucesso da noite para o dia

Compreensivelmente, você quer ter sucesso o mais rápido possível. Você quer lançar filmes aclamados pela crítica em menos de um ano, ganhar um Oscar e trabalhar com atores consagrados em Hollywood. Seus objetivos também podem incluir colaborar com os maiores cineastas como Martin Scorcese, Steven Spielberg, Alfred Hitchcock e Quentin Tarantino. Se você conseguiu isso em pouco tempo, pode desistir e dizer que fez seu trabalho.

No entanto, é quase impossível alcançar esse tipo de sucesso sem investir em pequenas vitórias e ações. Toda vez que você vê um cineasta recebendo reconhecimento e prêmios, é o resultado do trabalho árduo que eles fizeram por anos e até décadas. Nenhuma pessoa, a menos que tenha conexões poderosas ou seja podre de rica, pode subir a escada sem perseverança. 

Abandone a ideia de que você terá sucesso da noite para o dia. Trabalhe nele passo a passo, invista em pequenos projetos e assista a filmes para que você possa colher seus frutos no final. Lembre-se, o único caminho para a vitória é a consistência.

Ganhe experiência

É claro que você não pode começar sua carreira de cineasta se não for a campo e fizer o trabalho duro você mesmo. Primeiro, você pode começar juntando-se a uma equipe de filmagem. Reserve um tempo para encontrar listas de empregos no Brasil e procure vagas nas quais você possa se candidatar. Se você estiver matriculado em uma escola de cinema, pergunte aos seus mentores ou professores se eles conhecem alguma equipe tentando encontrar outro membro.

Outra opção é trabalhar como assistente de produção em casas de cinema independentes para ajudá-lo a entender o processo de produção. Se escrever é uma de suas melhores habilidades, você também pode se juntar à equipe de roteiristas para poder contar histórias. 

Não se deixe intimidar facilmente

Uma das percepções que você terá quando começar a trabalhar na indústria cinematográfica é que a concorrência é acirrada. Há muitos cineastas em ascensão com equipamentos completos, bacharelado e uma linha de chegada que já está ao alcance. Se você não tiver o dinheiro e as ferramentas, provavelmente desistirá antes de poder tentar honestamente. 

Para se tornar bem-sucedido, você não deve se intimidar facilmente, não importa o quão competitivo seja o mercado. Não deixe que isso o impeça de praticar seu ofício e use-o a seu favor. Além disso, agora que você está vivendo na era digital, é possível fazer filmes usando smartphones e câmeras de filme, graças a softwares de edição como Final Cut Pro e Adobe Premiere.

Continue aprendendo

Se você chegar a esse ponto em que se tornar um diretor estabelecido, lembre-se de que ainda precisa se manter informado. Você precisa se manter atualizado com as últimas tendências do setor para que seus filmes não pareçam desatualizados ou distantes de seu público. É assim que você mantém seu ofício: abraçando o fato de que fazer filmes é um processo sem fim. 

Você também pode se inscrever em cursos de cinema e ler livros relacionados à sua paixão. Estude teorias cinematográficas, cinematografia, roteiro e qualquer coisa que possa ajudá-lo a melhorar continuamente seu ofício. Quando você traz novas ideias para a mesa, você tem a chance de fazer um nome para si mesmo.

Apareça

Em algum momento de sua carreira, você pode se sentir desencorajado a seguir sua carreira de cineasta. Seus curtas-metragens no YouTube não estão recebendo exatamente milhares de visualizações, toda a sua equipe te deu uma surra no dia da filmagem e você não tem dinheiro para financiar seus filmes. Parece que não importa o quanto você trabalhe, você não está fazendo nenhum progresso. 

Durante esses tempos difíceis, você precisa continuar se mostrando para si mesmo e para as pessoas que acreditam em você. Volte para o seu propósito – aquela coisa que o levou a fazer filmes. Pode ser pessoal, ou você pode ter motivos maiores que mudariam a cara do cinema um dia. 

Se você tiver paciência e determinação, seu sucesso é garantido. Theodore Roosevelt disse uma vez: “É difícil falhar, mas é pior nunca ter tentado ter sucesso”. Continue alcançando as estrelas e você provavelmente cairá de pé. 

Se quiser saber mais sobre a indústria cinematográfica, confira outros artigos úteis aqui no Na Quebrada Festival de Cinema!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.